sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como não ser egoísta?


Sempre me pergunto: 'Qual é bendita característica de um egoísta? Será que raiz haustório é um egoísta? e os vírus, na sua necessidade biológica de ser considerado ser vivo, são egoístas?'
Não, não conseguiria encaixa-los nesse quadro. Não penso que alguns ladrões de nutrientes necessários a vida sejam egoístas nem aqueles que por ironia do destino não possuem metabolismo, cujo todos necessitam, sejam egoístas. Será que o digníssimo tal egoísmo está relacionado à culpa? Não, não penso assim, porque se assim pensasse creio que não se susteraria esta ideia, visto que os egoístas não teriam motivos para sentir tal sentimento, fazem o que julgam bom pra si e isso independe do que os outros passarão.
Será que ter vícios em guloseimas é egoísmo em relação ao seu corpo? Não, não é certo acreditar que ao tirar alguns dias da minha simples e complexa vida, por mais paradoxal que pareça, seja egoísmo. Porque algum motorista bêbado, ou uma súbita distração poderia fazê-lo enquanto estivesse devorando um pequeno e indefeso pedaço de brigadeiro.
Bem, pensando no duplo sonho dantesco que a pobre criaturinha escura viveria, talvez, seja egoísmo.
Levando em consideração todas as minhas dúvidas, resolvi que seria melhor conceituar essa palavra. Apartir deste pensamento, tentarei reviver meus ancestrais sofistas. Sinto que ao afirmar que pretendo encarnar meus ancestrais (e ainda sofistas!) dou-lhes a ligeira impressão que usarei de má fé, embora acredite que tentarei os convencer de minha opinião creio que o conceito de sofista empregado no meu texto não será má-fé, mas tentarei , incansavelmente, fazer meu pensamento digno de seguidores. Buscando no Dicionário encontrei: ''egoísmo: Excessivo apego aos próprios interesses em detrimento aos interesses dos outros''. Sim, digam-me qual o problema em manifestar os meus desejos? Se eu não tentar alcançar os meu objetivos, quem irá fazê-lo por mim? Não, isso definitivamente não é ser egoísta. Corrupção é um ato egoísta? Iremos pensar no que se baseia corrupção, então digo a vocês que a corrupção apresenta-se ligada essencialmente ao baixo nível de educação de um povo e, principalmente, a omissão e comodidade deste, logo chegamos a conclusão de que a culpa não é da pessoa corrupta e sim daquela que deixa a pessoa corrupta, ser corrupta. Definitivamente, corrupção não está ligada ao egoísmo. Publicidade exagerada é ato egoísta? Certo, esta será transmitida em canal aberto e todas as classe sociais terão acesso; pobres criancinhas que não poderão comprar 'cachorros falantes' e os adultos, coitados, trabalham a vida inteira e não podem comprar um carro. É, foi um pensamento triste, mas a publicidade tornou visível alguns dos maiores problemas vividos pela população, o que mais me marca é a atual importância adquirida pela preservativo na vida dos brasileiros. A igreja tentou destruir essa imagem e o Brasil é um pais colonizado por católicos, ou seja, a religião está em nossa essência, mas graças a publicidade a Igreja não conseguiu. Visto isso e pensando nas futuras realizações da publicidade descarto qualquer ligação entre esta e o egoísmo. Digo-lhes que não conseguiria definir o que é ser egoísta, mas posso dizer o que não é ser egoísta: roubar para alimentar-se quando não se tem opção, invadir um ambiente para que se possa viver, saciar seus desejos desconsiderando padrões estéticos da sociedade, criar conceitos personalizados sobre palavras de seu sistema de códigos, mudar seus valores para beneficiar-se permanecendo ausente de culpa e criar imagens exacerbadas sobre o que você julga necessário as outras pessoas, ao meu ver não, é ser egoísta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário