'O homem é um covarde e mais covarde ainda quem lhe reprova essa covardia'
sábado, 27 de novembro de 2010
MITO.
E os Índios tem seus próprios mitos. Depois de 500 anos de perseguições por parte dos brancos, os índios atuais criaram o seguinte mito explicando seu destino.
"A três índios diferentes foram dados um arco branco, um preto e uma carabina. Os três chegaram às margens de um lago de águas muito claras. Os dois índios que escolheram os arcos não quiseram entrar no lago, puseram apenas as mãos em suas águas. As mãos ficaram brancas e eles tentaram limpá-las numa árvore. Aí ouviram a voz de Avinhoka(dinvidade protetora) que disse: 'Assim como essas árvores, vocês não serão para sempre'. O terceiro índio, que havia escolhido a carabina, entrou na água e saiu completamente branco. Em seguida foi deitar-se sobre uma pedra. A este, disse Avinhoka: 'Assim como a pedra você será eterno'."
Digam-me vocês, se um mito pode ser real ou não. Eu diria que o mito é uma forma concreta, caracterizada por possíveis acontecimentos, de explicar e compreender a realidade natural e social em que vivemos, ou, ainda, de informar a realidade sócio-cultural que, possivelmente, irá predominar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário